(11) 4549-5858

Leia o artigo

Saúde mental dos pets: saiba como cuidar!

Estimativa de leitura: 2 minutos
saúde mental dos pets

Hoje vamos falar sobre a saúde mental dos pets e você sabia que cães e gatos também precisam de atenção em relação à saúde mental? Janeiro Branco é o mês de conscientização de doenças como ansiedade, depressão e estresse, que também podem acometer cães e gatos.

Assim como nos humanos, as doenças podem ter origens multifatoriais. No entanto, esses distúrbios podem ser desencadeados pela rotina do pet, como a falta de estímulos, passeios ou mesmo pela genética. Há alguns indícios também de que até mesmo a rotina do tutor pode impactar e aumentar o nível de estresse dos pets.

Em casos mais graves, eles podem deixar de comer, impactando até mesmo na saúde física. Portanto, fique atento aos sinais que o seu pet emite e mudanças de comportamentos repentinas.

6 dicas para melhorar a saúde mental dos pets

1) Passe mais tempo com o seu pet

Dedique um tempo para brincar e passear com o seu pet, assim como você, ele também precisa de atenção. Por mais cansado que você esteja ao chegar do trabalho, saiba que ele esperou ansiosamente por esse momento.

Além disso, as caminhadas contribuem tanto para a saúde física quanto para mental do seu pet e da sua também!

2) Forneça um ambiente apropriado

Essa dica é extremamente importante principalmente para pets que passam o dia inteiro sozinho. Deixe brinquedos espalhados pela casa, essa iniciativa é fundamental para manter o pet ocupado e ativo. Essa medida contribui para o controle do estresse, ansiedade e do ócio, além de evitar que o pet apronte alguma surpresa desagradável pela casa.

3) Socialização

A maioria dos pets necessita conviver e socializar com outros animais da sua espécie. Sempre que possível, leve-o a parques e locais onde possa interagir. Deixar os pets em creches é também uma oportunidade incrível de socialização.

4) Atenção na hora de chamar atenção do seu pet!

Brigar e gritar só aumenta a ansiedade e insegurança do seu pet. Aposte em técnicas de adestramento para ensinar o pet a ter mais disciplina.

5) Sono adequado

Assim como acontece com a gente, é durante o sono que os pets recarregam as energias. Proporcione momentos de descanso e sono de qualidade, sem interrupções.

6) Alimentação balanceada

Lembre-se de deixar água potável sempre à disposição. Em dias de maior calor, deixe água gelada em potes, isso incentivará ainda mais o consumo. Consulte o médico veterinário para calcular uma dieta equilibrada. Além disso, é ele quem vai verificar a necessidade de vitaminas, minerais ou suplementos extras para garantir uma maior qualidade de vida ao pet.

7) Busque ajuda profissional

Esteja atento às mudanças comportamentais do pet, sinais como: apatia, perda de apetite e desinteresse em atividades que antes faziam parte da rotina, dificuldade para dormir, agitação excessiva são sinais de alerta. Busque orientação de um médico veterinário.

Cuidar da saúde mental do pet é a garantia de maior qualidade de vida e longevidade. Adote essa ideia não somente no mês de Janeiro. Conte com a My Pet Memo para levar informações relevantes para a saúde do seu pet.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.