(11) 4549-5858

Leia o artigo

Cuidados com os pets no verão

Estimativa de leitura: 2 minutos
cuidados pet

O verão está chegando e existem alguns cuidados que você precisa adotar para manter o seu pet saudável. Independente da região onde você mora, o verão costuma ser caracterizado pelo aumento das temperaturas.

Assim, a hidratação precisa ser maior e existem alguns cuidados especiais que precisam ser tomados, para evitar problemas como a insolação e a hipertermia. Além de uma maior ingestão de água, a dieta dos pets também precisa ser reajustada para evitar que ele sofra com o aumento da temperatura.

Confira as dicas a seguir e saiba como manter o seu pet saudável, inclusive nessa época do ano.

Hidrate o seu pet

Em dias quentes, manter a hidratação é fundamental. Lembre-se de deixar o pote de água à disposição, além de adicionar potes extras pela casa para incentivar o pet a se hidratar mais.

Além de trocar a água no mínimo uma vez por dia, adicione cubos de gelos aos potes. Existem também alguns modelos de bebedouros ou fontes que mantém a água sempre fresca.

O veterinário deve ser consultado para verificar a possibilidade de oferecer picolés caseiros feitos de frutas ou com caldo de carne, tudo isso para fazer com que seu pet tenha mais facilidade para se manter hidratado.

Cuidado com os passeios

Se você tem o hábito de passear com seu pet: cuidado! Eles também sofrem os efeitos causados pelo calor e sol intenso. Preste atenção aos horários dos passeios, deixando para fazer isso na hora que a incidência solar é menor: antes das 9h e após às 18h.

Se o seu pet tem o focinho mais curto, os chamados braquicefálicos, essa medida precisa ser adotada, isso porque eles não conseguem realizar adequadamente a regulação da temperatura corporal, podendo desencadear uma doença.

Dê preferência para locais com gramas e bem arborizados, para que o pet possa aproveitar as sombras.

Já imaginou caminhar descalço sob o asfalto quente? Para os pets, as temperaturas altas são tão nocivas que podem causar queimaduras nas patas.

Doenças do verão

Além da vacinação, a vermifugação também precisa estar em dia. Visite o médico veterinário regularmente. Existem algumas doenças que são comuns para o período, como a hipertermia.

O calor também faz aumentar a incidência de pulgas e carrapatos, por isso, atenção para areias e gramas que os pets possam frequentar.

Mantenha a tosa em dia

Quanto maior a pelagem do pet, maior propensão a sentir calor. Portanto, mantenha a tosa em dia durante o verão. A pelagem baixa e as escovações diárias ajudam a retirar os pelos mortos, fazendo com que seu pet fique muito mais confortável e menos propenso à hipertermia.

Outros cuidados com o calor

Os pets também merecem todo cuidado e conforto durante o verão. Para garantir uma maior qualidade de vida nessa época, invista em tapetes gelados e específicos para os cães.

  • De forma gentil, borrife água para hidratar as patas e o dorso do cão, esses são os locais onde eles sentem maior a temperatura.
  • Deixe seu pet em ambientes com temperatura adequada, jamais em locais fechados e abafados como o interior de veículos.

Esses cuidados são fundamentais para garantir a saúde dos pets no verão. Não perca nenhum conteúdo para ficar bem-informado sobre a saúde do seu pet.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.